Ingredientes do futuro

03/05/09 · ·

A gastronomia ainda não chegou ao ponto de misturar iogurte com pão ou batatas fritas com sundae (bem, só algumas mentes brilhantes), mas hoje em dia parece que tudo já foi inventado, ou está a ser. Ora, para se manterem no topo e agradar aos gostos mais exclusivos e requintados, os chefs têm de recorrer a ingredientes raros e especiais para inventar as combinações mais inesperadas. Veja-se o que nos espera em termos de nouvelle cuisine, visitando, por exemplo, o Salão Internacional da Indústria Alimentar (SIAL).

Aqui ficam algumas das últimas novidades e tendências:

Queijo brie recheado com ameixas mirabelle
















Bife pré-cozinhado (apenas 1 minuto no micro-ondas)
















Frutas e vegetais pré-cozinhados (apenas 2 minutos no micro-ondas)
















Spray de manga (entre outros)
















Molho à base de laranja, alfazema e azeite (entre outras variedades)
















Pepino ou pimentos para barrar
















Isto sem falar da pizza de chocolate que parece também já existir (mais de 30.000 resultados no Google, incluindo receitas!) e estar disponível para provar num estabelecimento da Rua Nova de Sta. Cruz, em Braga.














Numa altura em que a Gripe A (ou suína, ou H1N1, ...) anda por aí à solta, não valerá a pena arriscar?



ACTUALIZAÇÃO: E já provei a famosa pizza de chocolate do referido estabelecimento, numa noite de devaneio com o mestre dos devaneios (desculpa Cris! :P). Aqui fica a fotografia como prova e, por falar em prova, a seguir pedimos um durum kebab para completar o jantar, visto que a pizza mais serviu como entrada e bem poderia servir como sobremesa. É doce o bastante para isso, sem ser enjoativa. Fica a sugestão!



6 comentários:

Cristóvão disse...
4/5/09 12:36  

Uma das mentes brilhantes em questão sou eu :-) e convido as pessoas em experimentar o sabor do sundae de chocolate com batata frita. Da mesma forma, pão com iogurte ou ainda chocalte com iogurte é muito bom.
Na realidade, acredito que muita coisa tenha sido criada pelos diferentes cozinheiros mas a facilidade que temos em encontrar novos alimentos nos nossos hipermercados, vindo de continentes longínquos, traz aos diferentes povos imensas possibilidades para excitar o nosso sentido gustativo.
Até podemos chamar isso de democratização da gastronomia que se convida em salas de aulas para solteiros, para amantes de uma alimentação saudável ou para pessoas como eu: um simples bom garfo que vê no acto de comer muito mais do que uma necessidade mas sim um prazer.

Marioninha do Brasil disse...
11/5/09 20:27  

Ola Igor,

Então, só queria te dizer que aqui, no Brasil, a pizza de chocolate é uma das mais famosas... também tem pizza de banana e pizza de queijo com goiaba, entre as mais comuns.

Também, se as novidades gastronomicas teinteressam, pode procurar, não lembro bem aonde foi, mas eu acredito que na China, abriram uma loja de sorvete onde tem monte de sabores estranhos.. tipo peixe, etc...

Um beijo!

Marion

Igor disse...
23/5/09 21:28  

Olá Marion!

Peço desculpa pela demora na reacção...

Agradeço as sugestões, não conhecia essas combinações "exóticas" eheh!

Espero que esteja tudo bem contigo aí pelo Brasil. Sempre a correr o mundo, fazes bem! ;)

Beijinhos

Cristóvão disse...
7/6/09 22:45  

Então Igor, ainda não contaste ao mundo que provaste a famosa pizza de chocolate da Rua Nova de Santa Cruz??? Até tirámos uma foto e para as mentes perversamente nojentas e curiosas, a resposta é não :-)

Igor disse...
12/6/09 16:03  

É verdade, pois! Vou editar o post para inserir a foto :)

António Campos Soares disse...
21/11/10 14:15  

A tal questão de unir criatividade com empreendedorismo dá bom resultado, em muitos casos!

breves

Twitter Updates

    siga-me no Twitter