Recebi o conteúdo que se segue numa newsletter dedicada às línguas e tradução. Decidi traduzir estas curiosidades, acrescentar alguma informação adicional e partilhar aqui as pérolas. Não sei se algumas delas serão mesmo verdade, mas não deixam de ser interessantes.
- A letra mais antiga é o "O".
- Em Chinês, a palavra "hieróglifo", que significa "dificuldade, problema", é representada por duas mulheres debaixo do mesmo tecto.
- O alfabeto da língua khmer (idioma oficial do Cambodja) é composto por 72 letras, enquanto o alfabeto da língua rotokas (falada na ilha Bougainville, Papua Nova Guiné) tem apenas 11.
- Na língua inglesa existem 600.000 palavras.
- Só na Idade Média é que a letra W (originalmente a junção de V + V) foi incluída no alfabeto latino, de forma a representar sons das línguas germânicas que não existiam no Latim Medieval.
- Ernest Vincent Wright, autor americano, escreveu o livro "Gadsby" sem utilizar a vogal "E", excepto na introdução e numa nota final.
- Não existem palavras em Inglês que rimem com "month", "orange", "silver" e "purple".
- O vocábulo "almost" em Inglês é a palavra mais comprida que utiliza todas as suas letras por ordem alfabética.
- O presidente americano Benjamim Franklin reuniu cerca de 230 sinónimos da palavra "drunk", publicando "The Drinker's Dictionary", em 1736, na The Pennsylvania Gazette (pode ser consultado aqui).
- A língua ubykh (do grupo de línguas caucasianas do noroeste), extinta em 1992, possuía 84 fonemas consonânticos e apenas uma vogal.